Hospital Beatriz Ramos

pixel
Fonte: a a a Home | Voltar

Beatriz Ramos Amigo da Criança

Apresentação

Beatriz Ramos Amigo da Criança

Hospital Amigo da CriançaEm 2002 o incipiente setor de Psicologia e a equipe de Enfermagem do Hospital Beatriz Ramos começavam a mobilizar-se para preparar as bases da implantação do Programa Amigo da Criança. A transformação foi tão grande que a maternidade deixou de ter esse nome. Passou a ser chamada de Alojamento Conjunto. Berçário virou palavra mal vista e aleitamento materno, apoio familiar e palestra começaram a ser termos corriqueiros no Hospital. Depois de dois anos e meio, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança tornou-se um dos programas mais saudáveis do Beatriz Ramos.

Ainda em 2002, começamos a receber os primeiros casais gestantes para palestras e visitas ao Hospital mesmo antes dos bebês nascerem. O serviço de Enfermagem e de Psicologia buscaram conhecer outros hospitais com o título Hospital Amigo da Criança, começamos a capacitar-treinar, preparar a equipe do Hospital, intercâmbios com a saúde pública, criamos novas normas e condutas e realizamos pequenas adaptações físicas. Os dez passos para promover, proteger e apoiar a amamentação começavam a acontecer em Indaial. Com o aval da diretoria foi feito o lançamento oficial do projeto na ACIDI.

Com a implantação definitiva do Programa Amigo da Criança o Hospital Beatriz Ramos deixou de realizar rotinas e condutas que afastavam as famílias e empobreciam este momento especial da nossa vida que é a gravidez e o nascimento dos filhos. Para que as mudanças na humanização do parto acontecessem foram necessárias periódicas adequações e melhorias dos materiais didáticos, equipamentos e ambiente físico. Hoje observamos que se reduziram as taxas de cesariana e episiotomia e aumentaram as visitas à maternidade durante a gravidez e os atendimentos na Unidade de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Este é o balanço da iniciativa Hospital Amigo da Criança, uma prova de que humanizar as relações é uma questão de atitude conjunta, um investimento que traz lucros importantes em termos de qualidade de vida e de reconhecimento da comunidade e instituições regionais e nacionais pelo trabalho realizado no Hospital Beatriz Ramos.

O Programa Hospital Amigo da Criança está implantado no Hospital Beatriz Ramos e necessita não só do apoio de todos os profissionais de saúde, mas também de toda a comunidade local, já que a prevalência do aleitamento natural ocorre basicamente em função de fatores culturais, político-sociais e econômicos.

Rua Des Alves Pedrosa, 185 - Centro - Indaial - SC - CEP: 89130-000 - Fone/Fax: (47) 3333-0500